Sustentabilidade Familiar: mais um assunto para ESG na empresa?

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Quando profissionais ou dirigentes na maioria das empresas escutavam a palavra “sustentabilidade” logo associam o assunto a áreas específicas dos seus negócios. Até pouco tempo atrás, a tendência dos dirigentes, em particular, era olhar para seu pessoal de “meio ambiente” quando fosse necessário algum tipo de resposta. Hoje, encaminham para o pessoal de sustentabilidade ou ESG (uma área de “meio ambiente 2.0”).

Defendemos a importância de começarmos a investir na Sustentabilidade Familiar nas empresas, como parte de seus negócios, devido ao impacto que esse tema tem na sustentabilidade de toda a sociedade, mas por onde começar?

Sustentabilidade 2.0

Infelizmente, o uso indiscriminado do termo sustentabilidade em diferentes situações e contextos fez com que as pessoas fiquem confusas sobre o que ele realmente significa. De forma simples, ele significa apenas a capacidade de alguma coisa se manter por um período indeterminado de tempo.

ESG é um arcabouço usado por investidores para avaliar o desempenho de uma organização em relação a critérios ambientais, sociais e de governança específicos (Green Business Bureau, 2022). Ultimamente, talvez devido a ser uma sigla mais fácil de falar, tem sido usado para tratar de Sustentabilidade Corporativa, embora não sejam a mesma coisa. De todo modo, nós preferimos sempre desmistificar e simplificar a discussão sobre Sustentabilidade Corporativa ao considerá-la como um arcabouço geral que visa desenvolver uma estratégia de negócios sustentável para manter a capacidade da empresa de permanecer viva e gerar valor para os acionistas e demais partes interessadas por tempo indeterminado.

Uma estratégia de negócios sustentável aborda as demandas dos sistemas ambientais, sociais e econômicos nos quais a empresa opera. O objetivo maior é permitir que a empresa evolua continuamente, deixando que esses sistemas também o façam (Green Business Bureau, 2022).

Usando essa abordagem para direcionar os temas relacionados à estratégia de negócios sustentável de uma empresa, consideramos que o novo conceito de Sustentabilidade Familiar, que busca manter indefinidamente a capacidade das famílias de melhorarem sua qualidade de vida em 15 temas, em harmonia com o meio ambiente e a sociedade, se enquadra como tema estratégico para qualquer empresa.

Mas por que as empresas deveriam se interessar em Sustentabilidade Familiar? Como elas podem tratar esse novo tema? Que áreas deveriam estar envolvidas?

Sustentabilidade Familiar para empresas

Para responder a essas perguntas é preciso, antes de mais nada, definir as famílias que serão consideradas, dentre 4 grupos:

  1. Famílias de colaboradores;
  2. Famílias em comunidades de interesse;
  3. Famílias de fornecedores;
  4. Famílias de clientes.

Os 15 temas ligados à Sustentabilidade Familiar

Evidentemente, cada grupo tem demandas e visões diferentes sobre as empresas. Ao conhecerem melhor essas demandas e visões elas podem desenvolver respostas adequadas a cada um, segundo suas estratégias de sustentabilidade, como sugere a tabela.

Grupo familiarDemandas possíveis (1) OportunidadeÁreas envolvidas (2)
ColaboradoresAssistência médica, apoio educacional, apoio planejamento financeiro, previdência social complementar, flexibilização de horários, etc.Melhorar o relacionamento com os colaboradores e melhor direcionar os gastos com “benefícios”, reduzindo problemas familiares que levem a stress no lar e no trabalho, contribuindo para a redução de absenteísmo, aumento da produtividade, retenção de talentos, redução de incidentes/acidentes no trabalho, e melhoria do ambiente de trabalho.RH, saúde e segurança, gestão da sustentabilidade.
ComunidadesDemandas sociais e ambientais como melhoria no transporte público, saneamento, arruamentos, praças, melhoria na saúde pública, limpeza de rios e áreas contaminadas. Demandas sobre a empresa como riscos para a saúde e a segurança.Melhorar o relacionamento com comunidades de interesse, reduzindo os potenciais conflitos e melhorando a imagem e reputação da empresa, aos focar diretamente nas demandas e interesses das famílias. Relações públicas, assistência social, meio ambiente, saúde e segurança, gestão da sustentabilidade.
FornecedoresMelhores condições de trabalho dos fornecedores, com reflexos nas suas vidas familiares.Melhorar a relação com os fornecedores, aumentando as chances de melhoria nos serviços prestados, melhor conhecimento da cadeia produtiva, com redução de riscos causados por problemas trabalhistas em fornecedores.Relações com fornecedores, “compliance”.
ClientesProdutos e serviços com mais qualidade e desempenho, mais seguros para a saúde, com impacto ambiental desprezível, socialmente corretos e economicamente acessíveis. Melhorar a relação com as famílias dos clientes, permitindo o desenvolvimento de produtos e serviços mais adequados e que atendam melhor as expectativas dos clientes.Desenvolvimento de produtos, vendas, PD&I, gestão da sustentabilidade.
(1) Depende do tipo de empresa (2) Depende da estrutura da empresa

A leitura da tabela mostra o valor e os benefícios que o envolvimento com temas ligados à Sustentabilidade Familiar pode trazer para as empresas, contribuindo para a sua própria sustentabilidade, atendendo a seus compromissos em ESG. Os três primeiros grupos têm mais relevância sob a ótica de redução de riscos, melhoria de reputação e de relacionamento com stakeholders, mas o grupo de clientes potencialmente atinge diretamente as estratégias de marketing, pois as famílias são as clientes diretas de muitas empresas, e conhecer melhor suas demandas (inclusive as de longo prazo) pode fazer toda a diferença na estratégia de sustentabilidade da empresa.

Ficou evidente também que tratar de aspectos da Sustentabilidade Familiar nas empresas é uma tarefa para diversas áreas dentro delas, enquanto implementam suas estratégias corporativas.

Seguramente, não basta entender os potenciais benefícios, pois as formas para fazer com que isso aconteça dependerão totalmente do grau de compromisso, interesse e maturidade tanto das empresas como das famílias.

Mas não tenho dúvidas: Famílias Sustentáveis e Empresas Sustentáveis voltarão a fazer um mundo sustentável!

O Autor

Marcelo Kós Silveira Campos

É um profissional com mais de 30 anos de experiência em temas ligados à sustentabilidade, dos quais mais de 20 trabalhando com a indústria química. Atuou no desenvolvimento de normas, sistemas e iniciativas para a gestão de saúde, segurança, meio ambiente, responsabilidade social e comunicação em empresas e organizações brasileiras e internacionais.

É engenheiro químico pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e mestrando em Desenvolvimento Sustentável na Universidade de Utrecht, na Holanda.

É o CEO da FASUS.

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